domingo, 3 de maio de 2009

Educação a Distância


A Ead consiste em um método de educação não presencial ou semipresencial que possibilita a aprendizagem do indivíduo através de métodos de texto, áudio e vídeo, reforçados a partir da fusão com a Internet.
As vantagens da educação a distância são muitas, dentre as quais destacam-se a interatividade, pois atende à pessoas que não têm disponibilidade de horário e também àquelas cuja localização geográfica é desfavorável, eliminando assim, gastos com locomoção. Outra vantagem é em relação à possibilidade de constante revisão e atualização do conteúdo, principalmente quando se comparado a dados contidos em livros que, além de não aceitarem atualizações, se tornam rapidamente ultrapassados.

Entre as desvantagens, a falta de convivência humana talvez seja a maior delas, pois impede a socialização e a participação ativa do aluno na sala de aula, deixando de trabalhar, por exemplo, fatores importantes para sua vida social, como desenvoltura e relacionamento interpessoal. O convívio entre professor e aluno é essencial para a aprendizagem, uma vez que possibilita a troca de experiências. Mesmo usando os mais avançados recursos de tecnologia existentes, a falta de contato humano pode até
mesmo dificultar a absorção do conteúdo pelo aluno.

Essa nova possibilidade de ensino tem tudo para revolucionar a educação, se usada de forma correta. A tecnologia aliada a uma boa proposta pedagógica, com foco na aprendizagem de qualidade, pode concerteza, não substituir, mas equiparar-se com o ensino presencial, resultando em mais opções para a população. Mas a sua implantação não é fácil, a mudança tem que ser gradual e responsável. É difícil mudar padrões já adquiridos, além do que, há uma grande desigualdade econômica, de acesso, de maturidade e de motivação nas pessoas. Nem todos estão preparados para a mudança. Mas se todas essas barreiras forem ultrapassadas, a sociedade só tem a ganhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário