domingo, 3 de maio de 2009

O Administrador


A profissão de Administrador é relativamente nova e foi regulamentada no Brasil em 9 de setembro de 1965, data que se comemora o dia do Administrador.
Os primeiros administradores profissionais (administrador contratado, que não é o dono do negócio) foram os que geriam as companhias de navegação inglesas a partir do século XVII. Estas empresas foram as primeiras sociedades anônimas que se tem notícia.
Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que se exija a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de administração.

Habilidades do Administrador
* Habilidades Técnicas: Saber utilizar princípios, técnicas e ferramentas administrativas. Saber decidir e solucionar problemas.
* Habilidades Humanas: Saber lidar com pessoas, comunicando-se eficientemente, negociando, conduzindo mudanças, obtendo cooperação e solucionando conflitos.
* Habilidades Conceituais: Ter Visão sistêmica.

Atitudes do Administrador
Proativo, ousado, criativo, bom exemplo, cumpridor das promessas, saber utilizar seus princípios, ser cooperativo e ser um bom líder ajudando os funcionarios para que eles possam crescer junto com a empresa.

Símbolo da Profissão no Brasil
Este é o Símbolo do Sistema CFA/CRAs. Deverá ser usado nas suas várias versões, em toda a comunicação visual dos Conselhos Federal e Regionais de Administração. O Símbolo é composto de um emblema que representa a profissão de Administrador, cuja concepção e composição é detalhada no "Manual de Identidade Visual da Profissão" , inclusive especificações de cores, para aplicação em policromia ou em preto e branco.

O Símbolo escolhido para identificar a profissão do administrador tem a seguinte explicação justificada pelos seus autores:

* O quadro como ponto de partida: uma forma básica, pura, onde o processo de tensão de linhas é recíproco. Sendo assim, os limites verticais/horizontais entram em processo recíproco de tensão.
* Uma justificativa para a profissão, que possui também certos limites em seus objetivos: organizar, dispor para funcionar, reunir, centralizar, orientar, direcionar, coordenar, arbitrar, relatar, planejar, dirigir, encaminhar os diferentes aspectos de uma questão para o objetivo comum".
* "O quadro é regularidade, possui sentido estático quando apoiado em seu lado, e sentido dinâmico quando apoiado em seu vértice (a posição escolhida)"
* "As flechas indicam um caminho, uma meta, a partir de uma premissa, de um princípio de ação (o centro)".
* "As flechas centrais se dirigem para um objetivo comum, baseado na regularidade (...) as laterais, as metas a serem atingidas".

Dia do Administrador
Nove de setembro é o "Dia Nacional do Administrador", por ser a data de assinatura da Lei nº 4769, de 9 de setembro de 1965, que criou a profissão de Administrador. O dia do Administrador foi instituído pela Resolução CFA nº 65/68, de 09/12/68.

Juramento do Administrador
"Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o Código de Ética, objetivando o aperfeiçoamento da Ciência da Administração, o desenvolvimento das Instituições e a grandeza do homem e da pátria". O juramento foi oficializado pela RN CFA nº 201, de 19/12/97

Oração do Administrador
"Senhor, diante das organizações devo ter CONSCIÊNCIA de minhas responsabilidades como ADMINISTRADOR. Reconheço minhas limitações, mas, humildemente, junto com meus companheiros de trabalho busco o consenso para alcançar a SOLUÇÃO e tornar o trabalho menos penoso e mais produtivo; Senhor, despido do egoísmo, quero crescer, fazendo crescer, também, os que me cercam e que são a razão de minha escolha profissional; Senhor, ADMINISTRE o meu coração para que ele siga o caminho do bem, pois, a mim caberá realizar obras sadias para tornar as organizações cada vez melhores e mais humanas."

Adm. Rui Ribeiro de Araújo CRA/DF nº 2285

Educação a Distância


A Ead consiste em um método de educação não presencial ou semipresencial que possibilita a aprendizagem do indivíduo através de métodos de texto, áudio e vídeo, reforçados a partir da fusão com a Internet.
As vantagens da educação a distância são muitas, dentre as quais destacam-se a interatividade, pois atende à pessoas que não têm disponibilidade de horário e também àquelas cuja localização geográfica é desfavorável, eliminando assim, gastos com locomoção. Outra vantagem é em relação à possibilidade de constante revisão e atualização do conteúdo, principalmente quando se comparado a dados contidos em livros que, além de não aceitarem atualizações, se tornam rapidamente ultrapassados.

Entre as desvantagens, a falta de convivência humana talvez seja a maior delas, pois impede a socialização e a participação ativa do aluno na sala de aula, deixando de trabalhar, por exemplo, fatores importantes para sua vida social, como desenvoltura e relacionamento interpessoal. O convívio entre professor e aluno é essencial para a aprendizagem, uma vez que possibilita a troca de experiências. Mesmo usando os mais avançados recursos de tecnologia existentes, a falta de contato humano pode até
mesmo dificultar a absorção do conteúdo pelo aluno.

Essa nova possibilidade de ensino tem tudo para revolucionar a educação, se usada de forma correta. A tecnologia aliada a uma boa proposta pedagógica, com foco na aprendizagem de qualidade, pode concerteza, não substituir, mas equiparar-se com o ensino presencial, resultando em mais opções para a população. Mas a sua implantação não é fácil, a mudança tem que ser gradual e responsável. É difícil mudar padrões já adquiridos, além do que, há uma grande desigualdade econômica, de acesso, de maturidade e de motivação nas pessoas. Nem todos estão preparados para a mudança. Mas se todas essas barreiras forem ultrapassadas, a sociedade só tem a ganhar.