segunda-feira, 25 de maio de 2009

Maiêutica.



SABES MESMO?

Conhece-te a ti mesmo!
Será tão fácil assim?
Será preciso ajuda ou não?
Talvez sim, talvez não.

O conhecimento está aqui, sim
Mas onde então?
Do lado de fora ou dentro de mim?
Pode ser que sim, pode ser que não.

Mundo das idéias, mundo do saber
Privilégio só de alguns
Daqueles que nada sabem
E que por isso mesmo, tudo vêem.

O ato do parto, o nascimento do ser
O parto do ato (idéias em prática)
Nascimento do saber!

Pois quem sabe, sabe a esmo
Mesmo que não saiba como soube
Sabe que conhece a si mesmo.

A contribuição da psicologia para a interação do individuo x organização.





Analisar os níveis de linguagem no video de Psicologia.

Nossa análise será realizada em alinhamento aos NÍVEIS DE LINGUAGEM, assunto dado em sala de aula. Na entrevista, feita com a Assistente Social e Psicanalista, pós-graduada em Administração Hospitalar Sandra Munford, é notável a presença da linguagem culta, nível linguístico considerado privilegiado.
A sociolingüística concentra os seus estudos na diversidade lingüística. Os níveis de linguagem são classificados do ponto de vista sociolingüístico, considerando três divisões: níveis culto, comum e popular. O nível culto é o nível utilizado pelas pessoas que têm instrução, que puderam freqüentar a escola. Não podemos deixar de citar que os indivíduos que detêm esse nível linguístico são privilegiados na sociedade, pois possuem características intelectuais que os diferem daqueles que possuem o nível coloquial ou popular.
No decorrer da entrevista, Sandra usa expressões como “diagnosticando sistemicamente” e “consecução”, mostrando dessa forma, apego às normas cultas e suas características, como sintaxe complexa, vocabulário amplo e técnico, preso às regras gramaticais, assim também como supressão de gírias.