quinta-feira, 19 de março de 2009

Filme Formiguinha Z



Ficha técnica:

Título Original: AntZ
Gênero: Animação Computadorizada
Tempo de Duração: 82 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1998
Direção: Eric Darnell e Tim Johnson

Sinopse:

O filme a formiguinha Z, narra a historia de Z , uma formiguinha macho que cansada da vida operaria que leva,resolve fazer uma analise do que esta passando.
Para piorar as coisas, ainda cultiva uma paixão impossível pela princesa bala, herdeira do trono do formigueiro, cujas chances de conquista-la são de uma em um bilhão.
Mas quando Z convence seu amigo soldado a trocar de lugar com ele uma fantástica reviravolta acontece em sua vida. Desde as batalhas na guerra contra, os cupins ate a procura de insetopia, as aventuras de Z o levam a um confronto final com o cruel general mandíbula, que planeja exterminar a colônia, então que Z um insignificante operário, pode se transformar no maior de todos os heróis.

Análise:

No filme formiguinha Z o formigueiro se enquadra no conceito de organização, partindo da ideia que qualquer organização se define como um conjunto de duas ou mais formigas que realizam tarefas ,seja em grupo, seja individualmente, mas de forma coordenada e controlada, atuando num determinado contexto ou ambiente, como pode ver no formigueiro um verdadeiro exemplo de um conceito de organização, com vista a atingir um objetivo pré-determinado através da afetação eficaz, liderada ou não mais com funções de planejar, organizar, liderar, e controlar.

A relação emprego/empregador é bem rústica. A única vantagem dada aos operários é a comida, que é utilizada como forma de pagamento, até a forma de descanso é controlada. A obediência é a palavra-chave dentro da colônia. No ambiente de trabalho, os equipamentos utilizados pelos operários são marretas, enxadas, pás, entre outras ferramentas, não contando assim, com nenhuma forma avançada de tecnologia para a realização do serviço. O recurso básico de trabalho são os próprios trabalhadores (operários, soldados, supervisores e etc.) tendo em vista que o conceito de unidade não é valorizado, somente o de conjunto.

Os princípios da Administração Científica estão presentes e bem transparentes ao longo do filme. A padronização, ênfase na eficiência, supervisão dos operários e o aproveitamento correto do tempo são fatores nitidamente identificados no trabalho da colônia. Outros dois importantes fatores também se encaixam nos princípios da Administração Científica são eles: a hierarquização (gerentes planejam, operários executam, e nada mais) e a adequação dos funcionários às tarefas. Este último é visto logo no início do filme, quando é feita uma pré-seleção das formigas que acabaram de nascer.

O conceito de sinergia, bastante valorizado em toda a história, fica exposto mais fortemente no momento em que é feita uma escada formada pelas próprias formigas, com o objetivo de sair da colônia. Nesse momento, um simples erro de qualquer um dos participantes pode comprometer toda a atividade.

Os conflitos começaram a aparecer a partir do momento em que Z tenta se libertar do controle imposto a ele e aos seus companheiros. Essa sua forma inovadora de pensar e de ver o mundo, se transforma em uma revolução na colônia, causando mais tarde, a “queda” do General.

7 comentários:

  1. repare que os soldados sao as formigas vermelhas e os operarios as pretas

    ResponderExcluir
  2. Por mais dura que seja a caminhada, e, por mais dificil que seja o alcnace dos nossos objetivos.... Tudo é possivel!

    ResponderExcluir
  3. Trabalho em equipe é tudo, sozinho não consegueria chegar ao topo.

    ResponderExcluir
  4. Os operarios sao pretos, os soldados vermelhos, e a autarquia e branca , de descriminaçao

    ResponderExcluir
  5. o filme nos mostra que, sozinhos somos insignificantes, mas em equipe somos muto.

    ResponderExcluir
  6. muito bom o filme, meu professor de comportamento organizacional pediu um resumo dele, e achei otimo

    ResponderExcluir
  7. ESTE FILME MOSTRA COMO DEVEMOS TRABALHAR ORGANIZADOS, MAS TAMBÉM REVOLUCIONAR QUANDO PRECISO

    ResponderExcluir