quinta-feira, 19 de março de 2009

Filme O Terminal














Ficha Técnica:
Título Original: The Terminal
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 128 minutos
Ano de Lançamento: 2004
Diretor: Steven Spielberg

O filme O Terminal, dirigido pelo diretor Steven Spielberg baseia-se na história real do Iraniano Merhan Nasseri, que viveu 16 anos no aeroporto, Chales de Gaulle na França.

Viktor Navorski interpretado por Tom Hanks, vivencia o drama do Iraniano que ao viajar da sua terra natal, a “fictícia” Krakozhia, para os EUA, é impedido de entrar no país devido ao golpe de Estado que seu país sofreu, cessando assim as relações internacionais, logo seu passaporte não tem mais valor por conta da burocracia da imigração norte americana, como vemos aqui no video:


Navorski é levado até uma sala, onde é interrogado. Mas como não conhece o código linguistico norte americano, só responde “Sim” a todas as perguntas:

Em seguida é levado para a sala do oficial de imigração. O oficial Dixon explica que não pode entrar nos EUA ou voltar ao seu país em guerra e que deve simplesmente esperar no terminal internacional até que a situação diplomática se resolva. O tempo vai passando e Viktor descobre que não existe outra saída até que a guerra em seu país termine, ele começa a pensar numa forma de sobreviver.

Viktor começa a se deparar com os problemas de comunicação, pois ele não domina o código linguístico do país. A partir daí, Viktor é surpreendido por uma avalanche de palavras e informações novas onde é extremamente necessária a utilização dos sons como, por exemplo, na cena em que escuta o hino da Krakozhia e ver imagens na TV:


Nessa hora que ele percebe a necessidade de adquirir conhecimento do código americano, para compreender o que está ocorrendo. Então Viktor compra dois livros iguais só que de códigos diferentes, um na língua que domina e outro na língua americana. Diante dessas possibilidades, utiliza a comparação dos livros como um poderoso instrumento didático para promover conhecimento e estabelecer comunicação.

Vale salientar como a existência de gestos, sons, comunicações visuais e mímicas foram de extrema importância para o entendimento da língua local, e a resolução dos problemas adversos de forma inteligente e criativa.


O filme é rico em detalhes, como por exemplo, a necessidade da utilização da comunicação oral, pois durante o filme, Viktor tenta ao máximo sobreviver e interagir de diversas formas em meio a todos os problemas, ainda se tornando herói da história.

O terminal relata as dificuldades da realidade turística em diversos países que geralmente não apresentam recursos que facilitem a comunicação dos mesmos, que não dominam o seu código, gerando assim, situações de constrangimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário