segunda-feira, 25 de maio de 2009

A contribuição da psicologia para a interação do individuo x organização.





Analisar os níveis de linguagem no video de Psicologia.

Nossa análise será realizada em alinhamento aos NÍVEIS DE LINGUAGEM, assunto dado em sala de aula. Na entrevista, feita com a Assistente Social e Psicanalista, pós-graduada em Administração Hospitalar Sandra Munford, é notável a presença da linguagem culta, nível linguístico considerado privilegiado.
A sociolingüística concentra os seus estudos na diversidade lingüística. Os níveis de linguagem são classificados do ponto de vista sociolingüístico, considerando três divisões: níveis culto, comum e popular. O nível culto é o nível utilizado pelas pessoas que têm instrução, que puderam freqüentar a escola. Não podemos deixar de citar que os indivíduos que detêm esse nível linguístico são privilegiados na sociedade, pois possuem características intelectuais que os diferem daqueles que possuem o nível coloquial ou popular.
No decorrer da entrevista, Sandra usa expressões como “diagnosticando sistemicamente” e “consecução”, mostrando dessa forma, apego às normas cultas e suas características, como sintaxe complexa, vocabulário amplo e técnico, preso às regras gramaticais, assim também como supressão de gírias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário