quinta-feira, 28 de maio de 2009

Trabalho de T.A

Tema: Escolher uma empresa na revista Exame edição especial melhores empresas para se trabalhar, e traçar um paralelo entre a teoria e a prática baseada na teoria de Herzberg.


Análise

Nossa análise será com a equipe Chemtech, uma empresa de consultoria e prestação de serviços em engenharia e Tecnologia da Informação, com sede no Rio de Janeiro. Em 2001 passou a fazer parte do grupo Siemens, mantendo sua liderança, padrão mundial de qualidade, market share definido, linha de soluções e gestão independente. Os profissionais que consiste essa empresa, mostram-se bastante satisfeitos no ambiente de trabalho. Com isso escreveram a empresa em uma lista das melhores empresas para se trabalhar. Tudo isso aliando sua agilidade à solidez do grande grupo econômico. Permitindo-nos assim fazer uma análise do seu sucesso de acordo com a teoria dos Dois Fatores de Herzberg, especialmente os fatores motivadores.

Porque a empresa aparece na lista da EXAME?

A Chemtech acredita que mais vale formar um profissional que contratar alguém com experiência, que nem sempre tem os mesmo valores da empresa; por isso, recruta jovens talentos direto na porta das universidades, a empresa acredita na engenharia nacional e nos profissionais brasileiros e quer, cada vez mais, contribuir para o desenvolvimento sustentável e o crescimento do Brasil.

A boa relação entre direção e funcionários é evidenciada no texto no qual diz que o diretor–geral é uma figura presente e carismática citado como exemplo de pessoa, profissional e líder por toda a equipe. A comunicação é clara para todos, onde eles comemoram juntos as conquistas. E mais, há quem, com apenas oito meses de casa, já tenha começado o quarto curso bancado pela companhia.

A empresa é embasada pelo desenvolvimento interno, e praticamente todos os que estão na gerência, começaram como estagiários.

Os profissionais se mostram bastante satisfeitos no seu ambiente de trabalho, mas ressaltam que pelo elevado nível de contratação, o meio pode perder a identidade e seu “espírito de empresa pequena”. Esse ponto negativo da contratação pode comprometer as boas relações que rodeiam os funcionários, uma das preocupações de Herzberg, quanto aos fatores Higiênicos. Um dos funcionários conta que a promoção vem naturalmente, ele mesmo foi promovido duas vezes em três anos, este é um fator motivacional descrito por Herzberg.

A satisfação no cargo é função do conteúdo ou atividades desafiadoras e estimulantes do cargo, são chamados de ”fatores motivacionais”
Já a insatisfação no cargo é função do ambiente, da supervisão, dos colegas e do contexto geral do cargo, enriquecimento do cargo (ampliar as responsabilidades) são chamados “fatores higiênicos“.
Dizemos assim, teoria dos Dois Fatores. Herzberg

CONCLUSÃO

Desta forma, percebemos a notável semelhança com os Fatores Motivacionais de Herzberg. Quando esses fatores são presentes no ambiente, reflete diretamente na satisfação e a empresa cresce sem grandes problemas direcionados às Relações Humanas.

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